Patricia Resende Portela

Planejamento Sucessório: um gesto de cuidado que toda família precisa e merece

Teste de texto

Falar sobre o futuro e sobre a finitude da vida nem sempre é fácil, mas é justamente esse olhar responsável que faz toda a diferença para quem amamos. O planejamento sucessório não é um privilégio reservado a grandes patrimônios ou famílias com empresas. Ele é, antes de tudo, um ato de proteção, organização e afeto.


Por que fazer um planejamento sucessório?


  • Evita conflitos familiares: define com clareza a vontade do titular dos bens, prevenindo disputas judiciais entre herdeiros.
  • Reduz custos e tributos: com o planejamento, é possível economizar significativamente com ITCMD, honorários e outras taxas relacionadas à sucessão.
  • Agiliza o processo: evita longas e custosas ações judiciais de inventário, promovendo mais rapidez na transmissão dos bens.
  • Protege o patrimônio: garante que os bens conquistados ao longo da vida serão destinados conforme a vontade do titular, com segurança jurídica.
  • Possibilita continuidade de empresas: estrutura a sucessão societária, essencial para empresas familiares.


Planejamento é para todos!


É comum o mito de que esse tipo de organização só se aplica a quem tem muito dinheiro. A verdade é que qualquer pessoa que tenha bens, dependentes ou herdeiros pode — e deve — se beneficiar de um planejamento sucessório. Um imóvel, uma pequena empresa, uma poupança: tudo pode (e deve) ser organizado para garantir tranquilidade à família.

Busque a orientação de um especialista


Cada família é única, com dinâmicas próprias, particularidades afetivas, financeiras e estruturais. Por isso, o planejamento sucessório deve ser personalizado, pautado na união de análise técnica e sensibilidade humana. Um advogado especializado em proteção patrimonial e sucessão familiar é o profissional mais indicado para conduzir esse processo com segurança, ética e sigilo.


Muitos clientes chegam no escritório com dúvida sobre as diversas ferramentas de planejamento patrim

Por Patricia Resende 8 de julho de 2025
Testamento, holding familiar e doação em vida: o que são e como se utilizar dessas ferramentas para proteger seu patrimônio e planejar a sucessão com segurança.
Por Profile Profile 7 de dezembro de 2023
Make a list Lists are great ways to stay on track. Write down some big things you want to accomplish and some smaller things, too. Check the list regularly Don’t forget to check in and see how you’re doing. Just because you don’t achieve the big goals right away doesn’t mean you’re not making progress. Reward yourself When you succeed in achieving a goal, be it a big one or a small one, make sure to pat yourself on the back. Think positively Positive thinking is a major factor in success. So instead of mulling over things that didn’t go quite right, remind yourself of things that did.